Amazon Aurora continua em rápido crescimento; número de clientes ativos cresce mais de 200% em 2017

Amazon Aurora continua a ser o serviço de mais rápido crescimento da história da AWS

SEATTLE – (BUSINESS WIRE) – A Amazon Web Services, Inc. (AWS), uma empresa da Amazon.com (NASDAQ: AMZN), anunciou que o Amazon Aurora é o banco de dados relacional escolhido por milhares de clientes: seu número de usuários aumentou cerca de 2,5 vezes somente no último ano. Compatível com MySQL e PostgreSQL, o serviço apresenta o mais rápido crescimento da história da AWS, entregando o desempenho e a disponibilidade dos bancos de dados de ponta a um décimo do custo. Entre os novos clientes do Amazon Aurora figuram a ADP, Autodesk, Choice Hotels, TIBCO, Trend Micro, Cloudability, ZipRecruiter, BMLL Tech, Beachbody, Arizona State University, RecoChoku, FirstFuel, Mitel e Wappa. Essas empresas se juntaram ao grupo de clientes composto por Verizon, Capital One, GE, Dow Jones, Netflix, Nielsen, Airbnb, Expedia, NASDAQ e Pearson, entre outras.

"Historicamente, ao analisar as soluções disponíveis, as empresas precisavam optar por desempenho ou preço", diz Raju Gulabani, vice-presidente de banco de dados, analytics e aprendizado de máquina da AWS. "Agora eles não precisam mais escolher; o Amazon Aurora oferece o melhor dos dois mundos. Além disso, em vez de depender de auditorias, multas e aumentos de preços, táticas largamente utilizadas por provedores tradicionais, continuamos a nos concentrar em iterações rápidas e na introdução de novas funcionalidades. Um exemplo disso é o Aurora Serverless, que amplia o conceito de computação sem servidor até o banco de dados relacional, e o Aurora Multi-Master, que oferece maior disponibilidade e escala das operações de gravação para diversos data centers. Esses e outros novos recursos foram projetados para oferecer suporte às cargas de trabalho corporativas mais essenciais e, ao mesmo tempo, reduzir os custos para os clientes".

ADP, Autodesk, Choice Hotels, TIBCO, Trend Micro, Cloudability, ZipRecruiter, BMLL Tech, Beachbody, Arizona State University, RecoChoku, FirstFuel, Mitel e Wappa são apenas alguns dos clientes que usam o Amazon Aurora para obter o tempo de atividade e durabilidade necessários para operar suas organizações.

A Autodesk desenvolve softwares que são utilizados para projetar carros de alto desempenho, arranha-céus e filmes, entre outras aplicações. "O Account Control Management (ACM) é componente central para muitas aplicações da Autodesk e observamos grande crescimento de sua utilização esse ano", diz Brian Mathews. vice-presidente de engenharia de plataforma da empresa. "Ele exige um banco de dados de alto desempenho com dimensionamento automático, baixo índice de atraso de replicação e compatibilidade com o MySQL. Com o Amazon Aurora, aumentamos as conexões com bancos de dados e a escalabilidade, os tempos de resposta e a utilização da CPU. Aprimoramos a experiência do cliente rapidamente. Por isso, estamos planejando usar o Aurora também para outras aplicações".

A Choice Hotels International, Inc. é uma das maiores redes hoteleiras do mundo. Ela opera 6.800 hotéis em mais de 40 países e territórios. "Todos os dias processamos milhões de solicitações de clientes que desejam se hospedar em nossas propriedades", diz Brian Kirkland, CTO da Choice Hotels International. "O volume de transações aumentou mais de 300% nos últimos três anos. O recorde é batido a cada verão. Para acomodar o crescimento, aceitamos o desafio de desenvolver o primeiro sistema global de reservas em mais de 30 anos. Isso foi possível graças à AWS: com o Amazon Aurora e outros serviços da empresa, conseguimos exceder nossos requisitos de desempenho e reduzir custos".

A TIBCO é líder global em integração, gerenciamento de APIs e análises. Ela desenvolve uma plataforma de aplicação Low-Code que permite a pessoas sem experiência com programação criar aplicativos inteligentes e altamente funcionais em poucos minutos. "Adotamos o Amazon Aurora PostgreSQL logo no início e usamos o AWS Database Migration Service para fazer a transição do TIBCO Cloud Live Apps para o Amazon Aurora sem complicações, sem travar a produção e sem interromper nossos serviços", diz Matt Quinn, COO da TIBCO. "A confiabilidade, segurança e rápido failover vão continuar nos ajudando a dimensionar o Live Apps, garantindo acesso constante dos clientes a nossos serviços e a criação rápida de aplicativos com grande disponibilidade".

A Cloudability é uma plataforma de gerenciamento de custos na nuvem usada para otimizar as finanças na nuvem com total responsabilidade. "Escolhemos o Amazon Aurora para ser o banco de dados de todas nossas cargas de trabalho do MySQL", diz Matt Finlayson, vice-presidente de engenharia da Cloudability. "Nosso mecanismo True Cost entrega eficiência de custos a partir de um novo modelo preditivo baseado em petabytes de dados de otimização de custos de clientes. Para dar suporte a esse tipo de análise, precisamos de um banco de dados escalável, ajustável, barato e de alto desempenho. O Aurora resolve nossos maiores problemas com o gerenciamento de grandes bancos de dados de produção, que têm SLAs (contratos de nível de serviço) muito rígidos. Agora que ele é compatível com o PostgreSQL, pretendemos migrar também essas cargas de trabalho".

O marketplace online de recrutamento ZipRecruiter está crescendo rapidamente. Ele já conectou mais de 1 milhão de empresas a 100 milhões de pessoas em busca de um emprego usando inteligência artificial. "Nós migramos os bancos de dados MySQL para o Amazon Aurora para dar conta de nosso crescimento relâmpago", diz Craig Ogg, CTO da ZipRecruiter. "A escalabilidade e a alta disponibilidade podem ser problemáticas para grandes bancos de dados MySQL. Com o Amazon Aurora, escalamos rapidamente nossas leituras por meio de réplicas com atraso praticamente zero, mesmo sob cargas pesadas de gravação. Combinado com um failover confiável e pronto para uso em diferentes zonas de disponibilidade, ele é a opção ideal para todas as nossas necessidades de dados dinâmicos".

A BMLL Technologies Ltd. é líder mundial em aplicação de técnicas estatísticas a grandes conjuntos de big data. Eles operam uma plataforma Web que permite a financeiras usarem aprendizagem automática em dados de ordens limitadas, com aplicações em impacto de mercado, simulação de livros, conformidade e vigilância. "O Amazon Aurora PostgreSQL está nos ajudando a resolver problemas de desempenho e escalabilidade e oferecer análises de dados mais rápidas e detalhadas a nossos clientes", diz Dr. David Robinson, CTO da BMLL Technologies. "Além disso, os recursos integrados de segurança, durabilidade e alta disponibilidade ajudam a simplificar e automatizar a maioria dos nossos requisitos de DBA, reduzindo nossos custos e aumentando a confiabilidade".

"A Beachbody é uma grande desenvolvedora de programas fitness, de nutrição e de perda de peso, responsável pelo empoderamento de milhões de clientes. "Para dar suporte à transição de nossos DVDs para o serviço de streaming sob demanda, precisávamos de uma plataforma na nuvem que fosse ágil, escalável e altamente disponível", diz Grant Leathers, vice-presidente de operações de tecnologia do grupo. "O Amazon Aurora é a base dos nossos serviços digitais. Com ele, atendemos mais de um milhão de pessoas todos os meses, com picos de 250 mil usuários em um único dia. Ele viabilizou os eventos ao vivo, porque nos permite escalar rapidamente para transmitir os treinos mais populares e, depois, reduzir a escala; assim, mantemos os custos baixos sem diminuir a qualidade do serviço".

Segundo o U.S. News & World Report, a Arizona State University (ASU) é a universidade nº 1 em inovação nos Estados Unidos. "A ASU busca sempre incrementar a flexibilidade e agilidade das soluções de TI para melhor atender os alunos", diz John Rome, CIO adjunto da universidade. "Usamos o Amazon Aurora para reduzir em mais de 10 vezes o tempo gasto com geração de relatórios e ETL (extração, transformação e carregamento). Substituímos nossas cargas de trabalho Oracle por um banco de dados de alto desempenho na nuvem, que entrega respostas rápidas aos usuários. Graças à escalabilidade do Aurora, os recursos ASU Alexa e nosso app móvel conseguirão dar conta dos picos de carga observados no início do ano letivo. O novo recurso sem servidor nos ajudará a reduzir custos em ambientes fora da produção e ganhar flexibilidade para dar suporte ao data warehouse e aos processos de ETL que apresentam padrões irregulares de uso".

O serviço pioneiro de distribuição de música RecoChoku, fundado em 2001, entrega uma grande variedade de serviços digitais de música a telefones celulares no Japão. "Se você trabalha com bancos de dados na AWS, não há razão para não optar pelo Amazon Aurora", diz Shuhei Sakai, arquiteto de sistemas do departamento de promoção de sistemas corporativos da RecoChoku Co., Ltd. "O Aurora é um sistema totalmente gerenciado, que permite à nossa equipe concentrar nossos recursos humanos no desenvolvimento de serviços. Além disso, graças a ele, não precisamos suspender os serviços durante a manutenção. Isso traz muitas vantagens para uma empresa como a nossa, que oferece serviços em colaboração com parceiros. Ele também ajudou a reduzir significativamente nossos gastos com software de banco de dados em comparação à estratégia de nós múltiplos do Oracle RAC que adotávamos anteriormente".

A FirstFuel é líder global em envolvimento de clientes no setor energético, entregando inteligência ao atendimento de mais de 30 fornecedoras de energia na América do Norte e Europa. "O Amazon Aurora se tornou instantaneamente um componente essencial para alcançarmos o tempo de atividade ideal e cumprirmos os SLAs de alguns dos clientes mais exigentes do mundo", diz Siddharth Kundalkar, diretor de engenharia da FirstFuel. "Funcionalidades essenciais, como recuperação pontual, nós de leitura, replicação entre regiões e failover automático de nós reduziram significativamente ou eliminaram os riscos de perda de dados e de períodos de inatividade. O Aurora também nos ajudou a reduzir o tempo gasto no gerenciamento de bancos de dados, gerando ganhos reais em produtividade".

A Mitel é líder global do mercado de comunicações corporativas. "A Mitel está reinventando seus produtos com aplicativos de microsserviços na nuvem, que oferecem aos clientes formas mais especializadas e inovadoras de colaborar e se comunicar", diz Tim Olson, vice-presidente de engenharia na nuvem. "O Amazon Aurora é componente central da plataforma Cloudlink e do produto Officelink. Estamos animados com a solução sem servidor, que nos permite focar na entrega de aplicativos em escala sem nos preocupar com a infraestrutura".

A Wappa é pioneira e líder de mercado em gerenciamento de custos com táxi. Com sede no Brasil, o serviço está disponível em 22 países. "Para ajudar nossos clientes a reduzir custos com viagens corporativas, nossa plataforma precisa encontrar corridas rapidamente e acelerar os processos de orçamento, pagamento e relatório", diz Cesar Matias, CTO da Wappa. "Desde a migração de nossos bancos de dados Oracle para o Amazon Aurora, nosso processo de validação de usuário ficou 60% mais rápido, o tempo de relatório por usuário caiu 75% e o processo de pagamento foi acelerado em 70%. Esses números são refletidos no crescimento do número de usuários e nos níveis de satisfação dos clientes com nosso app".

Há 12 anos, a Amazon Web Services é a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS oferece mais de 100 serviços completos para computação, armazenamento, banco de dados, networking, analytics, machine learning e inteligência artificial (AI),  Internet das Coisas (IoT), mobile, segurança, hibridização, realidade virtual e realidade aumentada (VR e AR), mídia, e desenvolvimento de aplicações, deployment e gerenciamento de 54 zonas de disponibilidade (AZ) em 18 regiões geográficas e uma Região Local em todo o mundo, abrangendo EUA, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Japão, Coreia, Cingapura e Reino Unido.  Os serviços da AWS contam com a confiança de milhões de clientes ativos em todo o mundo – incluindo as startups que mais crescem no mercado, as maiores corporações e importantes órgãos governamentais – para viabilizar suas infraestruturas, agilizá-las e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse http://aws.amazon.com.

A Amazon orienta-se por quatro princípios: obsessão pelo consumidor ao invés de foco na concorrência, paixão por invenções, compromisso com excelência operacional e visão de longo prazo. Avaliações de consumidores, compra com 1-Clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon, Amazon Web Services (AWS), Kindle Direct Publishing, Kindle, Fire tablets, Fire TV, Amazon Echo e Alexa são alguns dos produtos e serviços pioneiros da Amazon. Para mais informações, visite www.amazon.com/about e siga @AmazonNews.

Giovana Penatti