Amazon Web Services anuncia o AWS Ground Station

Com uma rede de 12 estações terrestres de antena nas regiões da AWS em todo o mundo, os clientes podem baixar, processar, armazenar, analisar e agir mais rapidamente com base nos dados de satélite, com economias substanciais de custo

Clientes iniciais: DigitalGlobe, BlackSky, Spire, Capella Space, Open Cosmos e HawkEye 360 ​​para acessar antenas sob demanda; visualização a partir de hoje

SEATTLE - (BUSINESS WIRE) - Hoje na AWS re: Invent, a Amazon Web Services, Inc. (AWS), uma empresa da Amazon.com (NASDAQ: AMZN), anunciou o AWS Ground Station, um novo serviço que facilita e custo-benefício para os clientes fazerem o download de dados de satélites para as regiões de infraestrutura global da AWS, usando uma rede totalmente gerenciada de 12 antenas de estações terrestres localizadas em todo o mundo. Depois que os clientes recebem dados de satélite em uma estação terrestre, eles podem processá-los imediatamente em uma instância do Amazon ECS (Amazon EC2), armazená-los no Amazon Simple Storage Service (S3), aplicar serviços de análise e aprendizado de máquina da AWS para obter insights e usar a rede da Amazon para mover os dados para outras regiões e instalações de processamento. A introdução ao AWS Ground Station leva apenas alguns cliques no AWS Management Console para agendar o tempo de acesso da antena e iniciar uma instância do Amazon EC2 para se comunicar com o satélite. Não há pagamentos antecipados ou compromissos de longo prazo, nenhuma infraestrutura de terra para construir ou gerenciar, e os clientes pagam a cada minuto pelo tempo de acesso usado da antena. Para começar a usar o AWS Ground Station, visite https://aws.amazon.com/ground-station.

Os satélites estão sendo usados ​​por mais e mais empresas, universidades e governos para uma variedade de aplicações, incluindo previsão do tempo, imagens de superfície e comunicações. Para fazer isso hoje, os clientes devem construir ou alugar antenas terrestres para se comunicar com os satélites. Essa é uma tarefa e um custo significativos, pois os clientes geralmente precisam de antenas em vários países para fazer o download de dados quando e onde precisarem para que não tenham que esperar o satélite passar por um local desejado. E as antenas são apenas o começo dos requisitos de infraestrutura, porque os clientes precisam de servidores, armazenamento e rede próximos à antena para processar, armazenar e transportar os dados do satélite. E, em seguida, os clientes devem criar regras de negócios e fluxos de trabalho para organizar, estruturar e rotear os dados para funcionários ou clientes antes que eles possam ser usados ​​para fornecer informações. Tudo isso requer investimentos significativos de capital e custos operacionais para construir, gerenciar e manter antenas, infraestrutura de computação e lógica de negócios em cada local de antena.

O AWS Ground Station permite que os clientes controlem operações de satélite de maneira mais fácil e econômica, utilizem dados de satélite e integrem os dados a aplicativos e outros serviços de nuvem executados na AWS. Usando o AWS Ground Station, os clientes podem economizar até 80% de seus custos de estação terrestre pagando pelo tempo de acesso da antena sob demanda, e podem contar com o espaço global de estações terrestres da AWS Ground Station para fazer downlink de dados quando e onde precisarem. O tempo de atualidade dos dados é particularmente crítica quando se trata de rastrear e agir em condições de rápida mudança no solo. Esta oportunidade depende da comunicação frequente entre estações terrestres e satélites, o que só pode ser obtido com uma pegada global grande de antenas, mantendo contato freqüente com satélites em órbita. Por exemplo, à medida que rapidamente acontecem eventos ambientais, geopolíticos ou de mídia, os clientes da AWS Ground Station podem vincular dados atuais a qualquer uma das 12 estações terrestres da AWS em todo o mundo e combinar rapidamente os dados com outros serviços da AWS para processar, armazenar, analisar e transportar os dados para acompanhar as condições de rápida evolução. Com a AWS e o AWS Ground Station, os clientes podem obter dados em tempo hábil mais ágil, experimentar rapidamente novos aplicativos e entregar produtos no mercado com mais velocidade, sem comprar, alugar ou manter uma infraestrutura complexa e cara.

“Dados de satélite são incrivelmente úteis para a construção de uma ampla gama de aplicativos importantes, mas é super complexo e caro construir e operar a infraestrutura necessária para isso. Alguns anos atrás, nossos clientes nos perguntavam se poderíamos eliminar esse custo e complexidade, e quanto mais pensávamos nisso, mais percebíamos que a AWS, com sua presença global, estava em uma posição única para solucionar esse desafio”, disse Charlie Bell, vice-presidente sênior da AWS. “Hoje, estamos dando aos clientes de satélite a capacidade de escalar dinamicamente seu uso de antenas de estação terrestre com base na necessidade real deles. E eles poderão utilizar dados diretamente na AWS, onde poderão armazenar, analisar e transmitir produtos com segurança a seus clientes sem precisar se preocupar em construir toda a infraestrutura em si.”

A interface gráfica de autoatendimento do AWS Ground Station facilita a identificação de locais de antena e janelas de comunicação e o agendamento do tempo da antena. Isso permite que os clientes revisem os horários confirmados no console e cancelem ou reprogramem antes do horário de contato programado. Como muitas antenas AWS Ground Station estão colocadas nas regiões da AWS, os clientes têm acesso local de baixa latência a outros serviços da AWS para processar e armazenar esses dados. Por exemplo, eles podem usar o Amazon EC2 para controlar satélites e dados de downlink, armazenar e compartilhar dados no Amazon Elastic Block Store (Amazon EBS), Amazon Elastic File System (Amazon EFS) ou Amazon S3, usar Amazon Virtual Private Cloud (Amazon VPC) para comunicações seguras entre as instâncias do Amazon EC2 e o gateway da antena AWS Ground Station, buscar insights de negócios em tempo real com Amazon Kinesis Data Streams e Amazon Elastic Map Reduce, aplicar algoritmos e modelos de aprendizado de máquina com o Amazon SageMaker, adicionar análise de imagens com o Amazon Rekognition e aprimorar pacotes de dados ao combinar dados de satélite com dados do sensores de IoT do AWS IoT Greengrass. Os clientes da AWS podem combinar esses recursos para criar aplicativos interessantes que podem usar reconhecimento de imagem para identificar e proteger animais ameaçados, aprendizado de máquina para prever construções ou sistemas industriais defeituosos ou análises para estimar a produção de petróleo ou avaliar o rendimento agrícola em tempo real.

A DigitalGlobe é fornecedora líder mundial de imagens, dados e análises de alta resolução da Terra. “Na DigitalGlobe, uma empresa da Maxar Technologies, empregamos o AWS Ground Station para aumentar as capacidades de nossa rede global de antenas de estações terrestres. Com maior conectividade à constelação de alta resolução da DigitalGlobe e mais capacidade de downlink, nossas equipes de planejamento de coleta agora podem otimizar o intervalo do planejamento à coleta de imagens, downlink e análise - especialmente valiosas quando o tempo é importante”, disse Jeff Culwell, COO da DigitalGlobe.“A parceria com a equipe da AWS para ajudar a formar o AWS Ground Station também abriu inovações comerciais interessantes para nossa empresa e nossos clientes. Simplificamos a tarefa de transmitir imagens de satélite líderes do setor da DigitalGlobe do espaço para nossa plataforma Geoespacial Big Data (GBDX) para aplicações líderes do setor, como análise de aprendizado de máquina nativa da AWS, eliminando simultaneamente várias etapas do processo, economizando dinheiro e fornecendo informações úteis e prontas para nossos clientes tomarem decisões com confiança.”

Os serviços de monitoramento e alerta global da BlackSky fornecem uma maneira fácil e acessível de observar, analisar e agir de acordo com insights relevantes e oportunos sobre o planeta. “Trabalhar com a AWS para incorporar o produto AWS Ground Station à nossa arquitetura de terra proporcionou à BlackSky uma nova visão da inovação da AWS”, disse Nick Merski, vice-presidente de Operações Espaciais da BlackSky/Spaceflight Industries. “A AWS ouviu as nossas questões sobre pontos de preço e levou em consideração nossas necessidades para influenciar o momento e a abordagem de sua linha de base de serviços. O AWS Ground Station fornece crescimento e escalabilidade importantes para uma estação terrestre global como serviço de autoatendimento. Este produto integra-se perfeitamente à nossa arquitetura hospedada na AWS, aprimorando a capacidade da BlackSky de fornecer um nível de serviço sem precedentes aos nossos clientes.”

A Spire Global Inc. é uma empresa de análise de dados do espaço à nuvem, que utiliza dados e algoritmos de satélite proprietários para fornecer rastreamento marítimo, aéreo e meteorológico. "Estamos entusiasmados em ver a AWS entrar no mercado de serviços espaciais com a nova abordagem da estação terrestre AWS", disse Jeroen Cappaert, CTO e co-fundador da Spire Global Inc. "O clima do mundo, navios, e os aviões não esperam vincularmos nossos dados, de forma que uma pegada global diversificada é fundamental. A perspectiva de usar o AWS Ground Station para dimensionar rapidamente a profundidade de nossa rede de estações terrestres nos dá mais tempo para nos concentrarmos na entrega de nossos produtos aos clientes. O fornecimento de tecnologias baseadas em aprendizado de máquina, como previsão de localização de navios e dados meteorológicos avançados, requer processamento e armazenamento de dados escaláveis ​​e intensos. Ao dar acesso direto das estações terrestres à AWS, podemos aproveitar as maneiras pelas quais já alavancamos serviços em nuvem para nossas necessidades de computação e processamento.”

Há 12 anos, a Amazon Web Services é a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS oferece mais de 125 serviços completos para computação, armazenamento, banco de dados, networking, analytics, machine learning e inteligência artificial (AI),  Internet das Coisas (IoT), mobile, segurança, hibridização, realidade virtual e realidade aumentada (VR e AR), mídia, e desenvolvimento de aplicações, deployment e gerenciamento de 57 zonas de disponibilidade (AZ) em 19 regiões geográficas em todo o mundo, abrangendo EUA, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Japão, Coreia, Cingapura e Reino Unido. Os serviços da AWS contam com a confiança de milhões de clientes ativos em todo o mundo – incluindo as startups que mais crescem no mercado, as maiores corporações e importantes órgãos governamentais – para viabilizar suas infraestruturas, agilizá-las e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse http://aws.amazon.com

A Amazon orienta-se por quatro princípios: obsessão pelo consumidor ao invés de foco na concorrência, paixão por invenções, compromisso com excelência operacional e visão de longo prazo. Avaliações de consumidores, compra com 1-Clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon, Amazon Web Services (AWS), Kindle Direct Publishing, Kindle, Fire tablets, Fire TV, Amazon Echo e Alexa são alguns dos produtos e serviços pioneiros da Amazon. Para mais informações, visite www.amazon.com/about e siga @AmazonNews.