Amazon Web Services apresenta novidades no re: Invent 2018

Projetos para satélite, Blockchain e carro guiado por machine learning estão entre os lançamentos apresentados no evento da empresa

Um público de mais de 50 mil pessoas pode conferir os lançamentos que a Amazon Web Services (AWS) traz para o mercado durante o AWS re: Invent 2018. O evento ocorreu em Las Vegas, nos Estados Unidos, durante os dias 26 e 30 de novembro. Entre os grandes anúncios estão um carro de corrida movido por machine learning, um novo serviço para uso de satélites nos serviços de cloud e a entrada no disputado mercado de blockchain.

Conheça mais detalhes, análises e vídeos do evento em lançamentos. Já o banco de imagens das novidades pode ser acessado em Imagens de re:Invent 2018. Confira, agora, um resumo dos novos serviços e recursos apresentados:

• SATÉLITES

AWS Ground Station

Um dos principais lançamentos do evento foi o serviço AWS Ground Station, um novo serviço que torna fácil e com bom custo-benefício para empresas o download de dados de satélites para a cloud da AWS. Com uma rede de 12 estações terrestres de antenas nas regiões da AWS em todo o mundo, os clientes podem baixar, processar, armazenar, analisar e agir com base nos dados de satélite mais rapidamente, com redução substancial de custo. O serviço é oferecido no modelo SaaS (software-as-a-service), com pagamento dinâmico, de acordo com os minutos utilizados. É indicado para clientes que operam dados em satélites, como agências espaciais, redes de televisão, governos e até mesmo universidades. Empresas como DigitalGlobe, BlueSky, Spire, Capella Space, Open Cosmos e HawkEye 360 devem ser os pioneiros no acesso das antenas sob demanda.

• MACHINE LEARNING

AWS Deepracer

Outra grande novidade é o AWS DeepRacer (foto), um mini carro autônomo de corrida comandado por machine learning e criado para facilitar o ensino para programadores, uma forma diferente de ensinar a técnica de reinforcement learning (RL) - aprendizado por reforço, em português. Em uma escala de 1:8 de um veículo normal, o carro já está sendo comercializado nos Estados Unidos por US$ 249 na pré-venda da Amazon.com, ainda sem previsão de chegada para o Brasil. A AWS ainda anunciou a DeepRacer League, a primeira liga global de corridas com o AWS DeepRacer, aberta ao público. A AWS também acaba de disponibilizar cursos de machine learning gratuitos para desenvolvedores em geral, os mesmos treinamentos oferecidos aos funcionários da empresa. Interessados devem acessar: https://aws.amazon.com/pt/training/learning-paths/machine-learning/.

Ao todo, foram anunciados 13 novos serviços e recursos de machine learning durante o re:Invent 2018, com destaque ao AWS Inferentia, um chip personalizado para inferência de machine learning. Foram anunciados Amazon Textract, que extrai texto e dados de praticamente qualquer documento digitalizado; Amazon Comprehend Medical, que oferece processamento de linguagem natural para informações médicas; além de novos recursos para Amazon SageMaker.

• ROBÓTICA

AWS Robomaker

Com o novo serviço AWS RoboMaker desenvolvedores criam de maneira rápida e fácil aplicativos de robótica inteligentes. O serviço atualmente é utilizado para construir robôs móveis, drones para inspeção industrial e robôs de atendimento a idosos. Um dos clientes que já o utiliza é a NASA.

• BLOCKCHAIN

Uma das surpresas do re:Invent foi a entrada da AWS no mercado de blockchain com os novos serviços Amazon Quantum Ledger Database (QLDB) e o Amazon Managed Blockchain. O Amazon QLDB é uma plataforma em que os clientes podem replicar uma cópia de sua atividade de rede blockchain. Oferece alto desempenho, é imutável e verificável criptograficamente para aplicativos em que várias partes trabalham com uma autoridade centralizada e confiável para manter um registro completo de transações. Já o Amazon Managed Blockchain é um serviço blockchain totalmente gerenciado que torna fácil e econômico criar, gerenciar e dimensionar redes blockchain para que várias partes possam realizar transações de maneira descentralizada e confiável.

• STORAGE

Quando se pensa em nuvem, o armazenamento é um dos serviços mais associados, e a AWS mostra que continua inovando com oito novos serviços e recursos de storage. Entre as novidades que otimizam custos estão: Amazon EFS Infrequent Access; Amazon S3 Intelligent-Tiering, que seleciona automaticamente a camada de armazenamento mais econômica com base nos padrões de uso; e Amazon S3 Glacier Deep Archive, voltado para dados acessados com menos frequência. Já para facilitar transferências estão AWS DataSync, Amazon EFS e AWS Transfer para SFTP. Os serviços Amazon FSx para Windows File Server e Amazon FSx for Lustre fornecem armazenamento de arquivos escalável e econômico para o sistema operacional Windows, e cargas de trabalho com uso intensivo de computação. Outro lançamento, o Amazon S3 Batch Operations gerencia com eficiência bilhões de objetos.

Por fim, também chega ao mercado AWS Outposts, que leva serviços, infraestrutura e modelos operacionais nativos da AWS a praticamente qualquer datacenter, espaço de co-location ou instalações locais. A novidade oferece armazenamento e rack de computação totalmente gerenciados e configuráveis, construídos com hardware projetado pela AWS, permitindo aos clientes executar e armazenar em um ambiente local, enquanto conecta-se ao restante da ampla gama de serviços em nuvem da AWS.

Para conhecer mais sobre essas novidades, acesse: https://aws.amazon.com/storage/.

• SEGURANÇA

A AWS também anunciou três novos serviços que fornecem automação e orientação prescritiva para ajudar os clientes a construir mais rapidamente na cloud da empresa. O AWS Control Tower cria uma zona de pouso automatizada para configurar e governar um ambiente de contas múltiplas compatível e seguro. O AWS Security Hub gerencia a segurança e a conformidade em um ambiente da AWS. Já AWS Lake Formation facilita a criação de data lakes seguros em questão de dias no lugar de meses.

Os serviços Amazon Aurora e Amazon DynamoDB ganharam novos recursos. No Amazon Aurora Global Database os clientes podem atualizar um banco de dados em uma única região e com replicação automática para outras regiões da AWS. O Amazon DynamoDB On-Demand permite que os clientes escalem instantaneamente para milhares de solicitações por segundo, sem planejamento de capacidade. O Amazon Timestream, outra novidade, ajuda os clientes a processar trilhões de eventos de séries temporais por dia, 1.000 vezes mais rápido e a 1/10 do custo de bancos de dados relacionais.

Há 12 anos, a Amazon Web Services é a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS oferece mais de 125 serviços completos para computação, armazenamento, banco de dados, networking, analytics, machine learning e inteligência artificial (AI),  Internet das Coisas (IoT), mobile, segurança, hibridização, realidade virtual e realidade aumentada (VR e AR), mídia, e desenvolvimento de aplicações, deployment e gerenciamento de 57 zonas de disponibilidade (AZ) em 19 regiões geográficas em todo o mundo, abrangendo EUA, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Japão, Coreia, Cingapura e Reino Unido.  Os serviços da AWS contam com a confiança de milhões de clientes ativos em todo o mundo – incluindo as startups que mais crescem no mercado, as maiores corporações e importantes órgãos governamentais – para viabilizar suas infraestruturas, agilizá-las e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse http://aws.amazon.com.

Há 12 anos, a Amazon Web Services é a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS oferece mais de 125 serviços completos para computação, armazenamento, banco de dados, networking, analytics, machine learning e inteligência artificial (AI),  Internet das Coisas (IoT), mobile, segurança, hibridização, realidade virtual e realidade aumentada (VR e AR), mídia, e desenvolvimento de aplicações, deployment e gerenciamento de 57 zonas de disponibilidade (AZ) em 19 regiões geográficas em todo o mundo, abrangendo EUA, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Japão, Coreia, Cingapura e Reino Unido. Os serviços da AWS contam com a confiança de milhões de clientes ativos em todo o mundo – incluindo as startups que mais crescem no mercado, as maiores corporações e importantes órgãos governamentais – para viabilizar suas infraestruturas, agilizá-las e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse http://aws.amazon.com

A Amazon orienta-se por quatro princípios: obsessão pelo consumidor ao invés de foco na concorrência, paixão por invenções, compromisso com excelência operacional e visão de longo prazo. Avaliações de consumidores, compra com 1-Clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon, Amazon Web Services (AWS), Kindle Direct Publishing, Kindle, Fire tablets, Fire TV, Amazon Echo e Alexa são alguns dos produtos e serviços pioneiros da Amazon. Para mais informações, visite www.amazon.com/about e siga @AmazonNews.