Amazon Web Services lança mini carro autônomo comandado por machine learning

AWS também terá a primeira liga global de corridas com o produto, que já está à venda nos Estados Unidos pela Amazon.com

A Amazon Web Services (AWS) anunciou durante o re:Invent 2018, principal evento global da empresa, o lançamento do AWS DeepRacer (foto), um mini carro autônomo de corrida comandado por machine learning e criado para facilitar o ensino para programadores. Em uma escala de 1:8 de um veículo normal, o carro já está sendo comercializado nos Estados Unidos por US$ 249 na pré-venda da Amazon.com, ainda sem previsão de chegada para o Brasil.

O produto é uma forma diferente de ensinar a técnica de reinforcement learning (RL) - aprendizado por reforço, em português. Com o AWS DeepRacer bastam algumas linhas de código para começar a aprender sobre o RL, uma técnica avançada de machine learning que adota uma abordagem de treinamento de modelos bem diferente de outros métodos do tipo. O carro possui tração nas quatro rodas, pneus estilo de monster truck, uma câmera de vídeo HD e um computador de bordo, sendo conduzido usando modelos de RL treinados com o Amazon SageMaker, plataforma que permite que criar, treinar e implantar modelos de machine learning em qualquer escala.

A AWS ainda anunciou a DeepRacer League, a primeira liga global de corridas com o AWS DeepRacer, aberta ao público. A AWS também passou a disponibilizar cursos gratuitos de machine learning para desenvolvedores em geral, os mesmos treinamentos oferecidos aos funcionários da empresa. Interessados devem acessar: https://aws.amazon.com/pt/training/learning-paths/machine-learning/.

Principais lançamentos

Além do AWS DeepRacer, foram anunciados durante o re: Invent 2018 outros 13 novos serviços e recursos de machine learning, com destaque ao AWS Inferentia, um chip personalizado para inferência de machine learning. Foram anunciados Amazon Textract, que extrai texto e dados de praticamente qualquer documento digitalizado; Amazon Comprehend Medical, que oferece processamento de linguagem natural para informações médicas; além de novos recursos para o Amazon SageMaker.