Atende Simples reinventa o atendimento telefônico para empresas com uso da nuvem

Com ajuda da Amazon Web Services, a startup carioca oferece sistemas escaláveis, automatizados e acessíveis para o atendimento telefônico das PMEs

Na busca por renovar a forma como as empresas conversam com seus clientes, o Atende Simples, startup carioca fundada em 2012, apostou em reinventar um canal já usado pela maioria dos brasileiros: o telefone. A empresa desenvolveu uma solução única de atendimento telefônico que as PMEs podem implementar em apenas 15 minutos, com mais recursos, flexibilidade, além de todas as funcionalidades que o mercado tradicional costuma contratar de terceiros e com preços pouco acessíveis.

O maior desafio enfrentado por essas empresas é ter um atendimento profissional e escalável para garantir a satisfação dos clientes, visto que o acesso a tecnologias tradicionais pode ser inviável para as entrantes no mercado. Segundo André Santos, CEO do Atende Simples, a solução foi pensada na empresa em crescimento, que precisaria adquirir equipamentos, estrutura física e agilidade operacional, tanto na instalação como na resolução dos chamados. “Contratar uma central com integrador pode chegar a cerca de R$ 30 mil em investimentos, demorar até cinco meses para iniciar o funcionamento e o resultado, ainda assim, ser algo limitado pela necessidade de automações e integrações com outros sistemas das empresas”, estima o executivo.

Inteligência artificial no atendimento telefônico

O Atende Simples soluciona essa questão integrando o atendimento telefônico a diversas plataformas, como Zendesk, Octadesk, Acelerato, Google Analytics, iugu, Asaas, entre diversas outras, que otimizam toda a operação. Nos sistemas tradicionais, seria necessário contratar uma série de empresas para chegar perto desse nível de integração entre as plataformas. “Temos clientes que, em pouco tempo, já economizaram mais de R$ 50 mil com a nossa solução”, estima Santos.

Para o cliente, os pontos positivos vêm na forma de qualidade e rapidez no atendimento. Há uma capacidade muito maior de atendimento automatizado garantida pelo armazenamento e processamento na nuvem. Boa parte dos problemas, nesse caso, é solucionada sem a necessidade de operadores, o que dinamiza a operação e redireciona o trabalho das equipes para funções mais complexas.

Crescimento na nuvem

Desde o início, toda a estrutura do Atende Simples foi baseada em nuvem, com a proposta de oferecer um serviço escalável e personalizado. Aproveitando a tecnologia da AWS, a empresa possibilita a seus clientes fazer ajustes em tempo real, o que garante flexibilidade, escalabilidade e rapidez para se adequar às necessidades de cada empresa. Dessa forma, o sistema pode acompanhar o crescimento do negócio - e, consequentemente, o aumento da demanda, realizando qualquer mudança em poucos minutos.

A principal mudança veio na economia de recursos. Antes da AWS, muitos serviços adquiridos ficavam em “stand-by”; isto é, existiam - e eram pagos - apenas pela possibilidade de que uma chamada com tal característica pudesse ser efetuada. Portanto, o Atende Simples optou por oferecer uma estrutura de microsserviços serverless da AWS. “Foi uma decisão fácil, já que a AWS é a única do mercado que tem a variedade de serviços que nos possibilitaria construir essa infraestrutura”, explica Santos. Segundo ele, o Atende Simples enxerga a estrutura de TI como um quebra-cabeças: em vez de contruir as peças, deve-se achar os serviços certos já existentes e encaixá-las para formar um desenho maior de acordo com a estrutura que quer disponibilizar ao cliente.

A expectativa agora é que estrutura do Atende Simples, que atualmente trabalha com mais de 30 ferramentas, aumente ainda mais a gama de serviços na AWS. O sucesso da plataforma reflete nas mais de mil empresas de diversos tamanhos e setores que utilizam os serviços da startup. “Temos uma demanda alta especialmente de fintechs e sites de e-commerce, bem como procura por empresas tradicionais que buscam investir em inovação para melhor a experiência de seus consumidores”, conclui Santos.

Giovana Penatti