AWS anuncia disponibilidade de instâncias C5 para o Amazon EC2

SEATTLE -- (BUSINESS WIRE) -- A Amazon Web Services, Inc. (AWS), uma empresa da Amazon.com (NASDAQ:AMZN), anunciou a disponibilidade das instâncias C5, a próxima geração de instâncias otimizadas para computação para o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2). Projetadas para aplicativos computacionais pesados como processamento em lotes, análises distribuídas, computação de alto desempenho (HPC), veiculação de anúncios, jogos multiplayer altamente escaláveis e codificação de vídeos, as instâncias C5 contam com processadores escaláveis Intel Xeon (Skylake-SP) de 3.0 GHz, até 72 vCPUs e 144 GiB de memória (duas vezes as vCPUs e a memória das instâncias C4 da geração anterior), fornecendo o melhor custo-benefício em relação a qualquer instância do Amazon EC2. Para saber mais sobre as instâncias C5, acesse: https://aws.amazon.com/ec2/instance-types/c5/.

"A velocidade de clock mais elevada e o conjunto de instruções AVX-512 da C5 permitirão que os clientes executem simulações de CAE de maneira significativamente mais rápida do que em instâncias C4".

Otimizadas para proporcionar a combinação exata entre CPU, memória, armazenamento e capacidade de rede para diversas cargas de trabalho, todas as famílias de instâncias do Amazon EC2 de última geração, incluindo a C5, apresentam aceleração de hardware AWS, que oferece recursos de armazenamento e rede de baixa latência e alto desempenho consistentes. As instâncias C5 fornecem redes por meio do Elastic Network Adapter (ENA), uma interface de rede escalável desenvolvida pela AWS para fornecer acesso direito ao seu hardware de rede. A largura de banda de rede e o hardware dedicado adicionais para o Amazon Elastic Block Store (Amazon EBS) permitem que as instâncias C5 ofereçam um armazenamento de alto desempenho por meio da interface escalável NVM Express (NVMe). As instâncias C5 apresentam um hipervisor novo e leve que permite que os aplicativos utilizem praticamente todos os recursos computacionais e os recursos de memória de um servidor, proporcionando custo reduzido e um desempenho ainda melhor. As instâncias C5 estão disponíveis em seis tamanhos, com as quatro menores instâncias oferecendo significativamente mais Amazon EBS e largura de banda de rede do que a geração anterior de instâncias otimizadas para computação.

"Os clientes têm utilizado a inigualável seleção de instâncias do Amazon EC2 satisfatoriamente há mais de 11 anos, mas sempre optarão por desempenhos mais altos e mais consistentes se o serviço for oferecido com um bom custo-benefício. Um dos desafios de dar esse próximo passo é saber como aproveitar o custo-benefício da virtualização ao consumir praticamente nenhuma sobrecarga," disse Matt Garman, vice-presidente, Amazon EC2, AWS. "Estamos trabalhando em uma maneira inovadora de tornar isso uma realidade e o nosso esforço vem se concretizando com as instâncias C5 do Amazon EC2. Equipadas com o nosso novo hipervisor otimizado para nuvem, as instâncias C5 definem um novo padrão para computação em nuvem consistente e de alto desempenho, eliminando praticamente qualquer sobrecarga de virtualização por meio do hardware personalizado da AWS e fornecendo uma melhoria de 25% no custo-benefício computacional em relação às instâncias C4, com alguns clientes relatando melhorias superiores a 50%".

A Netflix é a maior rede de televisão por Internet do mundo, com 104 milhões de membros em mais de 190 países consumindo mais de 125 milhões de horas de programas de TV e filmes por dia. "Em nossos testes, foi possível observar uma melhoria de desempenho significativa na C5 do Amazon EC2, com uma melhoria de desempenho de até 140% nas avaliações de referência de CPU padrão do setor em relação à C4", afirmou Amer Ather, arquiteto de desempenho de nuvem da Netflix. "A redução de 15% no valor da C5 fornecerá uma melhoria atrativa no custo-benefício em relação à C4".

A iPromote fornece soluções de publicidade digital a 40.000 empresas de pequeno e médio porte (SMBs). Segundo Matt Silva, COO da iPromote, "a iPromote processa bilhões de transações de ofertas de veiculação de anúncios todos os dias. Durante o teste, as instâncias C5 melhoraram o tempo de execução da solicitação dos nossos aplicativos em mais de 50% e melhoraram significativamente o desempenho geral da nossa rede".

A Grail é uma empresa de ciências biológicas cuja missão é detectar câncer nos estágios iniciais, quando ainda pode ser curado. "A nossa plataforma processa uma grande quantidade de dados de sequenciamento de DNA para detectar sinais fracos de DNA de tumor em um mar de ruídos de fundo", disse Cos Nicolaou, chefe de tecnologia na Grail. "Estamos ansiosos para migrar para a instância c5.18xlarge com suporte para AVX-512. Com essa oportunidade, esperamos diminuir o tempo de processamento de algumas das nossas principais cargas de trabalho em mais de 30%."

A Alces Flight Compute faz com que seja mais fácil para os pesquisadores processarem clusters de computação de alto desempenho (HPC) de qualquer tamanho na AWS. "Com o suporte para AVX-512, a nova instância c5.18xlarge fornece uma melhoria de 200% no FLOPS em comparação com a maior instância C4," afirmou Wil Mayers, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Alces. "Isso reduzirá o tempo de execução de modelos científicos que os nossos clientes utilizam na plataforma da Alces Flight. A instância de maior tamanho c5.18xlarge com 72 vCPUs reduz o número de instâncias no cluster e tem um benefício direto na nossa base de usuários, tanto no preço quanto no desempenho".

A Rescale permite que os clientes dos setores aeroespacial, automotivo, científico e energético utilizem supercomputadores utilitários com a AWS. De acordo com Ryan Kaneshiro, arquiteto principal da Rescale, "a instância C5 oferece suporte total à NVMe e é ideal para cargas de trabalho de HPC intensivas de E/S que podem ser encontradas na plataforma ScaleX® da Rescale. A velocidade de clock mais elevada e o conjunto de instruções AVX-512 da C5 permitirão que os clientes executem simulações de CAE de maneira significativamente mais rápida do que em instâncias C4".

Os clientes podem comprar instâncias C5 do Amazon EC2 como instâncias sob demanda, reservadas ou spot. Atualmente, as instâncias C5 estão amplamente disponíveis nas regiões leste dos EUA (Virgínia do Norte), oeste dos EUA (Oregon) e UE (Irlanda), com o suporte para outras regiões sendo adicionado em breve. Elas estão disponíveis em seis tamanhos com 2, 4, 8, 16, 36 e 72 vCPUx.

Há 11 anos, a Amazon Web Services é a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS oferece mais de 90 serviços completos para computação, armazenamento, networking, banco de dados, lógica analítica, aplicativos de serviços, deployment, gerenciamento, desenvolvimento, mobile, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, segurança, aplicativos híbridos e corporativos de 44 zonas de disponibilidade (AZ) em 16 regiões dos EUA, Austrália, Brasil, Canadá, China, Alemanha, Índia, Irlanda, Japão, Coreia, Cingapura e Reino Unido. Os serviços da AWS contam com a confiança de milhões de clientes ativos em todo o mundo – incluindo as startups que mais crescem no mercado, as maiores corporações e importantes órgãos governamentais – que contam com suas soluções para viabilizar suas estruturas, agilizá-las e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse http://aws.amazon.com.

A Amazon orienta-se por quatro princípios: obsessão pelo consumidor ao invés de foco na concorrência, paixão por invenções, compromisso com excelência operacional e visão de longo prazo. Avaliações de consumidores, compra com 1-Clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon, Amazon Web Services (AWS), Kindle Direct Publishing, Kindle, Fire tablets, Fire TV, Amazon Echo e Alexa são alguns dos produtos e serviços pioneiros da Amazon.