AWS anuncia disponibilidade geral do Amazon Aurora Serverless

O Amazon Aurora Serverless torna fácil e econômico executar aplicativos com uso intermitente ou cíclico, com o dimensionamento automático da capacidade do banco de dados e faturamento por segundo. Milhares de clientes, incluindo a NTT DOCOMO, a Cognizant, a Pagely, a CB Insights, a California Polytechnic State University, a Currencycloud e a CourseStorm, participaram do preview, economizando tempo e reduzindo o custo de gerenciamento e operação de servidores de banco de dados

A Amazon Web Services, Inc. (AWS), uma empresa da Amazon.com (NASDAQ: AMZN), anuncia a disponibilidade geral do Amazon Aurora Serverless. O Aurora Serverless é uma nova opção de implantação do Amazon Aurora que automaticamente inicia, dimensiona e desliga a capacidade do banco de dados com faturamento por segundo para aplicativos com padrões de uso menos previsíveis. Ele oferece capacidade de banco de dados sem a necessidade de provisionar, dimensionar e gerenciar quaisquer servidores. O serviço ainda traz o poder do banco de dados compatível com o MySQL criado para a nuvem para aplicativos com padrões de uso intermitentes ou cíclicos, sem a necessidade de gerenciar servidores de banco de dados. Para começar a usar o Amazon Aurora Serverless, visite https://aws.amazon.com/aurora/serverless.

Muitos clientes da AWS têm aplicativos com padrões de uso intermitentes ou cíclicos. Por exemplo, os aplicativos de varejo geralmente apresentam picos sazonais. As cargas de trabalho de desenvolvimento e teste exigem acesso ao banco de dados somente em determinados horários do dia ou da semana. Além disso, todas as novas aplicações enfrentam demandas de uso desconhecidas. Isso cria um dilema de planejamento de capacidade para clientes que precisem provisionar capacidade extra do banco de dados antecipadamente e pagar por recursos que não usarão, ou provisionar menos recursos e arriscar passar por problemas de desempenho e uma experiência de usuário ruim. Com o Amazon Aurora Serverless, os clientes não precisam mais provisionar ou gerenciar a capacidade do banco de dados. Ele é automática e rapidamente iniciado, dimensionado, encerrado e reiniciado em segundos, com base nas necessidades da carga de trabalho. Os clientes simplesmente criam um endpoint através do AWS Management Console e o Amazon Aurora Serverless cuida do restante. Eles pagam por segundo pela capacidade do banco de dados, somente quando o banco de dados está em uso. O Amazon Aurora Serverless traz o poder do Amazon Aurora, o serviço que mais cresce na história da AWS, para aplicativos que exigem acesso a banco de dados intermitente ou cíclico, a uma fração do custo.

"Cada vez mais clientes estão migrando aplicativos de produção e bancos de dados do Oracle e do SQL Server para o Amazon Aurora, porque é um banco de dados altamente disponível, durável e construído para a nuvem, a um décimo do custo das ofertas de bancos de dados mais antigos", diz Raju Gulabani, vice-presidente de bancos de dados, análises e aprendizado de máquina da Amazon Web Services. “Com a disponibilidade do Aurora Serverless, agora tornamos mais econômico para nossos clientes executar cargas de trabalho intermitentes ou cíclicas com padrões de uso menos previsíveis, como cargas de trabalho de desenvolvimento e teste ou aplicações que experimentam picos sazonais, tornando o Aurora ainda mais atraente para todas as cargas de trabalho imagináveis.”

A NTT DOCOMO é a maior operadora de serviços móveis do Japão, atendendo mais de 73 milhões de clientes. “Nossos serviços baseados em dados muitas vezes não são usados em plena capacidade, resultando em altos custos de operação de banco de dados”, afirma Tomoyoshi Ohno, vice-presidente e gerente geral do Departamento de Gerenciamento de Inovação da NTT DOCOMO. “O Amazon Aurora Serverless permitirá que a NTT DOCOMO reduza os custos operacionais combinando a capacidade com a demanda real. Como os desenvolvedores podem usar o Amazon Aurora Serverless como um banco de dados MySQL tradicional, será fácil adotá-lo em nossa infraestrutura de serviços."

O Pagely é o líder de hospedagem de WordPress em inovação, velocidade, escalabilidade e segurança, com milhares de clientes, desde as maiores empresas de tecnologia até universidades, agências de criação, governos municipais e estaduais e outras empresas de grande e médio porte. “Estamos entusiasmados com a flexibilidade que o Amazon Aurora Serverless oferece em nosso atual stack gerenciado de hospedagem do WordPress e o novo modelo de hospedagem de aplicativos WordPress sem servidor que ele nos permite buscar”, comenta Joshua Strebel, fundador e CEO da Pagely. “Muitos dos nossos sites WordPress de grande escala têm uso imprevisível do banco de dados. O Amazon Aurora Serverless nos permite reduzir os custos do cliente para essas cargas de trabalho flutuantes e liberar recursos internos, eliminando a necessidade de redimensionamento manual ou monitorado do banco de dados. Em última análise, trata-se de economizar tempo, dinheiro e atender melhor nossos clientes, e o Amazon Aurora Serverless nos ajudará a fazer isso.”

A California Polytechnic State University é uma universidade pública com classificação nacional que é impulsionada por sua filosofia básica de Aprender Fazendo - uma poderosa combinação de experiência acadêmica e experiência prática. "Nosso Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem é fundamental para a experiência do aluno na Cal Poly e temos altos padrões de desempenho, escalabilidade e alta disponibilidade", disse Alison Robinson, Vice-Presidente Associada da Cal Poly Information Technology Services. “O Amazon Aurora atende aos nossos altos padrões. Dados os padrões de uso do Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem, com picos durante a primeira semana de aula, provas da metade do semestre e provas finais, esperamos economizar pagando somente pelos recursos de que precisamos quando precisarmos deles e eliminando a necessidade de hardware on-premise. Também aproveitamos a flexibilidade do ambiente da AWS, que nos permite desligar automaticamente o desenvolvimento e testar instâncias quando não estão em uso, e aumentá-las rapidamente quando necessário.”

A CB Insights é uma empresa privada de inteligência de mercado que agrega e analisa grandes quantidades de dados e usa aprendizado de máquina e visualização de dados para ajudar as corporações a responder perguntas estratégicas. “Aproveitar a computação sem servidores é fundamental para a nossa estratégia de arquitetura de sistemas na CB Insights, pois nos permite lidar com picos nas necessidades de computação de maneira eficiente e econômica”, disse Pal Hoye, diretor de tecnologia da CB Insights. “Estamos animados com a oportunidade de trazer o modelo sem servidor para bancos de dados por meio do Amazon Aurora Serverless. Com o programa de visualização, tivemos acesso antecipado ao Aurora Serverless e confirmou a aplicabilidade para cenários de acesso a dados imprevisíveis. Também é uma boa opção para desenvolver e preparar bancos de dados que podem ser desativados quando não estão em uso para obter economias de custo adicionais.

A Cognizant é uma das principais empresas de serviços de TI e negócios do mundo, fornecendo serviços de tecnologia, consultoria e operações para ajudar as empresas a transformar seus negócios digitalmente. "O lançamento do Amazon Aurora Serverless foi altamente esperado pelo mercado", disse Arun Varadarajan, vice-presidente de Inteligência Artificial e Analytics da Cognizant. “Ele complementa várias de nossas ofertas, incluindo o Cognizant Adaptive Data Foundation, uma solução que permite a criação de estratégias de dados holísticas baseadas em nuvem, que exigem insights, escala e velocidade. O Amazon Aurora Serverless aprimorará produtos como o Cognizant Lab Insights, uma solução inteligente e conectada de gerenciamento de desempenho de laboratório, porque uma arquitetura de banco de dados sem servidor suporta os requisitos de uso de dados intermitentes de ambientes de laboratório e fornece melhor flexibilidade, escalabilidade e custo-benefício.

O Amazon Aurora Serverless (edição compatível com MySQL) está disponível no Leste dos EUA (Norte da Virgínia), Leste dos EUA (Ohio), Oeste dos EUA (Oregon), União Europeia (Irlanda) e Pacífico Asiático (Tóquio) e expandirá para regiões adicionais no próximo ano.

GIovana Penatti