AWS anuncia lançamento de instâncias P3 para Amazon EC2

Otimizada para aprendizagem automática e computação de alto desempenho, última geração de instâncias de GPU é a mais avançada da nuvem

SEATTLE – (BUSINESS WIRE) – A Amazon Web Services, Inc. (AWS), uma empresa da Amazon.com (NASDAQ: AMZN), acaba de anunciar a P3, a última geração de instâncias de GPU do Amazon EC2 (Elastic Compute Cloud) desenvolvida para aplicações de uso intensivo de computação que exigem desempenho extremo de ponto flutuante paralelo, como aprendizagem automática, análise sísmica, modelagem molecular, genoma e sistemas de veículos autônomos. Primeiras instâncias a incluir a GPU NVIDIA Tesla V100, as P3 são a opção de GPU mais avançada disponível no mercado da nuvem. Para começar a usar as instâncias P3, acesse https://aws.amazon.com/ec2/instance-types/p3/.

Com as instâncias P3, os clientes desenvolvem e implementam aplicativos avançados com desempenho até 14 vezes melhor do que a geração anterior de instâncias de GPU do Amazon EC2; o treinamento de aplicações de aprendizagem automática é reduzido de dias para horas. Com até oito GPUs NVIDIA Tesla V100, as instâncias P3 oferecem desempenho de ponto flutuante de até um petaflop de precisão mista, 125 teraflops de precisão simples e 62 teraflops de precisão dupla. A interconexão com a segunda geração da NVIDIA NVLink de 300 GB/s habilita a comunicação GPU-GPU de alta velocidade e baixa latência. As instâncias P3 também contam com 64 vCPUs baseadas em processadores Intel Xeon E5 personalizados, 488 GB de DRAM e 25 Gbps de largura de banda dedicada usando o ENA (Elastic Network Adapter).

"Quando lançamos as instâncias P2 ano passado, ficamos muito surpresos com a velocidade de sua penetração no mercado", diz Matt Garman, vice-presidente do Amazon EC2. "A maior parte da aprendizagem automática na nuvem é feita com instâncias P2, mas os clientes continuam em busca de instâncias ainda mais avançadas. Ao oferecer desempenho 14 vezes melhor do que as instâncias P2, as P3 reduzem significativamente o tempo de treinamento dos modelos de aprendizagem automática, conferindo agilidade aos desenvolvedores e otimizando o processo sem a necessidade de grandes investimentos em clusters locais de GPU. Além disso, as aplicações computacionais de alto desempenho ganham um desempenho de ponto flutuante de precisão dupla 2,7 vezes melhor".

O marketplace da comunidade do Airbnb oferece acesso a milhões de acomodações exclusivas e experiências locais em mais de 65 mil cidades de 191 países. "No Airbnb, usamos a aprendizagem automática para otimizar as recomendações de pesquisa e aprimorar a orientação dinâmica de preços para os anfitriões, o que gera maior conversão de reservas. Esses casos de uso são altamente específicos para nosso setor e exigem modelos de aprendizagem automática que usem diversos tipos de fontes de dados, como preferências de anfitriões e hóspedes, localização e condição das propriedades listadas, temporada e preço, diz Nick Handel, gerente de produto de aprendizagem automática do Airbnb. "Com as instâncias P3 para Amazon EC2, executamos cargas de trabalho de treinamento mais rapidamente; assim, iteramos mais e desenvolvemos modelos de aprendizagem automática melhores a custos reduzidos".

A missão da Schrödinger é melhorar a saúde e a qualidade de vida dos seres humanos por meio de métodos computacionais avançados que transformem a maneira que os cientistas desenvolvem terapias e materiais. "Nosso setor tem pressa no desenvolvimento de modelos precisos, preditivos e de alto desempenho para estender a escala da descoberta e da otimização, complementando e indo além do método experimental tradicional", diz Robert Abel, vice-presidente sênior de Ciência da Schrödinger. "As instâncias P3 do Amazon EC2 e suas GPUs de alto desempenho nos permitem realizar quatro vezes mais simulações do que as instâncias P2. Esse aumento do desempenho, combinado com a capacidade de escalar assim que surgem novas ideias de compostos, permite que nossos clientes lancem medicamentos que salvam vidas mais rapidamente".

As Deep Learning Machine Images (AMIs) da AWS estão disponíveis no AWS Marketplace e ajudam os clientes a dar o pontapé inicial em poucos minutos. A Deep Learning AMI traz pré-instaladas as mais recentes versões do Apache MXNet, Caffe2 e TensorFlow com suporte para GPUs Tesla V100 e vai ser atualizada para oferecer suporte às instâncias P3 com outros frameworks de aprendizagem automática, como o Microsoft Cognitive Toolkit e o PyTorch, assim que eles lançarem o suporte para as GPUs Tesla V100. Também é possível usar a NVIDIA Volta Deep Learning AMI, que integra os containers de framework de aprendizagem profunda da NVIDIA GPU Cloud, ou começar com AMIs para Amazon Linux, Ubuntu 16.04, Windows Server 2012 R2 ou Windows Server 2016.

Com as instâncias P3, os clientes ganham liberdade para escolher o melhor framework para suas aplicações. "Estamos muito felizes pelas instâncias P3 do Amazon EC2 oferecerem suporte ao Caffe2. Seus recursos e potência inigualáveis permitem treinar e executar modelos de maneira muito eficiente e em larga escala", diz Yangqing Jia, gerente de Ciência e Pesquisa do Facebook. "Elas vão ajudar a trazer inovações para os clientes em horas em vez de dias, graças à sua velocidade e ao framework modular e escalável de aprendizagem profunda do Caffe2".

Os clientes podem iniciar as instâncias P3 usando o AWS Management Console, a AWS CLI (Command Line Interface) e as SDKs da AWS. Elas vão estar disponíveis nas regiões leste dos EUA (Virgínia), oeste dos EUA (Oregon), oeste da União Europeia (Irlanda) e na Ásia-Pacífico (Tóquio). Outras regiões serão contempladas em breve. Elas podem ser encontradas em três tamanhos (uma, quatro ou oito GPUs) e podem ser compradas como instâncias spot, sob demanda ou reservadas.