Banco Inter realiza transformação digital e adota soluções em nuvem da Amazon Web Services

O banco digital busca aumentar escalabilidade e agilidade nos processos para atuar 100% em nuvem até final de 2017 no mercado nacional

São Paulo, 11 de setembro de 2017 - O Banco Inter, uma das instituições financeiras pioneiras na modalidade digital no Brasil, anuncia o início do processo de migração de seus servidores e aplicações para os serviços em nuvem da Amazon Web Services (AWS). Além da adoção da nuvem AWS utilizando os produtos mais conhecidos, como AWS Elastic Load Balancer, Amazon Elastic Compute Cloud e Amazon Relational Database Service, quase todos os outros serviços da AWS terão papel fundamental para desenvolver, testar, empacotar e rodar em produção os diversos sistemas que compõem o ambiente do banco. O objetivo da iniciativa é gerar uma redução dos gastos e migrar a operação total para nuvem até o final de 2017.

O banco, que atualmente alcançou a marca de 240 mil correntistas, tem como meta fechar 2017 com 350 mil clientes e, para tanto, percebeu que havia a necessidade de investir em ativos e plataformas tecnológicas que o apoiassem nesta estratégia. “Selecionamos a AWS porque acreditamos no ganho de agilidade proporcionada por ela, provendo infraestrutura imediatamente quando necessário e escalável automaticamente, além de, com a estruturação de data centers distribuídos, nos permitir criar uma arquitetura de alta disponibilidade com segurança”, diz Guilherme Ximenes de Almeida, Superintendente de Tecnologia do banco.

Segundo Almeida, o grande desafio era estabelecer um modelo de negócios maduro que proporcionasse para a instituição uma transição tranquila do grande parque de aplicações que possuem atualmente, além de também aumentar a escalabilidade das aplicações facilitando a visualização dos custos e margens de valores e operações realizadas. “Com o Amazon CloudWatch ficou fácil ter métricas, coletar e monitorar arquivos de log, definir alarmes e reagir automaticamente, além de conseguir medir o desempenho de aplicativos e do status operacional em todo o sistema por meio de dashboards de fácil leitura. E isso é o básico. Também temos muitos serviços que facilitarão a quebra de nossas aplicações em micro serviços, onde, hoje, a maioria é bastante monolítica”, diz o executivo.

Mesmo ainda em fase de implementação, o projeto de adoção 100% em nuvem AWS promete agregar valor e robustez no desempenho das operações financeiras, levando para seus clientes maior agilidade nos processos. “Como a AWS tem mostrado rapidez na criação de novos serviços, como reconhecimento facial, conversação em linguagem natural para máquinas, gestão de certificados, entre outros, isto nos trará velocidade para atingir nossa meta de melhorar a experiência do cliente, auxiliando no crescimento da carteira de clientes e na ampliação de nossa atuação no mercado nacional”, finaliza Almeida.

Há 11 anos, a Amazon Web Services é a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS oferece mais de 90 serviços completos para computação, armazenamento, networking, banco de dados, lógica analítica, aplicativos de serviços, deployment, gerenciamento, desenvolvimento, mobile, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, segurança, aplicativos híbridos e corporativos de 43 zonas de disponibilidade (AZ) em 16 regiões dos EUA, Austrália, Brasil, Canadá, China, Alemanha, Índia, Irlanda, Japão, Coreia, Cingapura e Reino Unido. Os serviços da AWS contam com a confiança de milhões de clientes ativos em todo o mundo – incluindo as startups que mais crescem no mercado, as maiores corporações e importantes órgãos governamentais – que contam com suas soluções para viabilizar suas estruturas, agilizá-las e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse http://aws.amazon.com.

A Amazon.com inaugurou a World Wide Web em julho de 1995. A empresa é orientada por quatro princípios: foco no cliente e não nos concorrentes; paixão por invenções; comprometimento com excelência operacional; e pensamento de longo prazo. Avaliações de clientes, compras com 1-Clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon, AWS, Kindle Direct Publishing, Kindle, tablets Fire, TV Fire, Amazon Echo e Alexa são alguns dos produtos e serviços lançados pela Amazon. Para mais informações, acesse www.amazon.com/about.

Sobre o Banco Inter

O Banco Inter possui 23 anos de mercado e atuação em todo o território nacional. A fim de inovar e democratizar o acesso ao sistema bancário no país, em 2014 criou a Conta Digital Inter, que oferece todos os serviços por meio digital, incluindo a abertura, sem nenhuma cobrança de tarifa.

Atualmente, a instituição conta com uma carteira de crédito de mais de R$ 2,4 bilhões e responde por mais de 1% do segmento de crédito imobiliário no Brasil. Seu patrimônio líquido é de R$ 366 milhões e os ativos totais ultrapassam R$ 3,6 bilhões.

Giovana Penatti Account Executive, SMARTPR