Camerite usa computação na nuvem e colaboração de usuários para aumentar a segurança nas cidades brasileiras

Empresa oferece sistema de monitoramento com inteligência artificial por câmeras e tecnologias baseadas na nuvem para aumentar a segurança pública em cidades como São Paulo

Referência no monitoramento inteligente por câmeras, a Camerite, sediada em Joinville (SC) desde 2012, traz ao mercado uma plataforma que transforma qualquer câmera DVR ou IP em ponto de monitoramento inteligente com gravação em nuvem - importante ferramenta para segurança de cidades, empresas e residências. Sua operação é totalmente online e baseada na nuvem da Amazon Web Services (AWS), o que permite o gerenciamento e o acompanhamento remoto das câmeras, a partir de qualquer local. Entre os maiores parceiros estão municípios, como São Paulo, que utilizam o sistema para reforçar a segurança pública.

Com toda sua base de dados na nuvem, a Camerite eliminou a necessidade de data centers físicos nos municípios e empresas, o que tornou a operação mais dinâmica e escalável para os clientes. Além disso, permitiu o armazenamento de grandes bases de registros das imagens das câmeras para identificar as diferentes ocorrências. Até então, a oferta desse serviço era limitada pelo alto investimento necessário para montar uma infraestrutura física de armazenamento.

“Hoje, quando um município quer implementar um sistema de monitoramento, ele precisa comprar servidores e colocar um número limitado de câmeras rodando nesses servidores locais. Isso demanda um custo alto desde o início do projeto”, analisa Cristian Aquino, CEO da Camerite. “Com a nuvem da AWS, conseguimos ir de 10 mil a um milhão de câmeras sem nenhuma alteração de infraestrutura on premise”, completa.

Projeto inovador de colaboração aumenta a segurança pública em São Paulo

A escalabilidade e facilidade no gerenciamento da plataforma da Camerite garantiu à empresa ser escolhida para o projeto City Câmeras, de São Paulo, inaugurado em julho deste ano. O objetivo da iniciativa é aumentar a segurança da população com a instalação de 10 mil câmeras na cidade nos próximo quatro anos, todas conectadas na nuvem da AWS. As imagens estão integradas ao Comando da Guarda Civil Metropolitana e ao Detecta, que consequentemente as conecta às Polícias Militar e Civil.

Segundo Aquino, a participação da população é parte essencial do City Câmeras. Por meio da plataforma da Camerite, qualquer pessoa pode integrar sua câmera ao município, contribuindo para reforçar a segurança pública. Os resultados trazidos pelo sistema em São Paulo já despertaram o interesse de mais de 100 municípios, que entraram em contato com a empresa para iniciar uma parceria similar à de São Paulo.

Em dois meses de parceria com a Camerite, a Prefeitura do Município de São Paulo passou de 70 câmeras de monitoramento para mais de 500, aumentando também a eficiência da ajuda no trabalho da GCM. Desta forma, o custo mensal da operação, que antes ficava em cerca de R$ 380 mil, foi reduzido a praticamente zero para os cofres públicos.

Outro serviço oferecido pela Camerite, somente possível devido à tecnologia na nuvem da AWS, é o aproveitamento de sistemas de rede neural e inteligência artificial para identificar ocorrências e enviá-las às autoridades. Com essa tecnologia, a plataforma consegue verificar padrões de movimento, selecionar cores e identificar rostos e placas de carros, entre outros detalhes que ajudam a identificar situações de risco e facilitam o mapeamento de ocorrências. “O objetivo com a rede neural é analisar os eventos. Assim, podemos dar suporte a milhares de câmeras em um município e realmente oferecer uma solução inteligente de videomonitoramento”, explica o CEO da empresa.

Há 11 anos, a Amazon Web Services é a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS oferece mais de 90 serviços completos para computação, armazenamento, networking, banco de dados, lógica analítica, aplicativos de serviços, deployment, gerenciamento, desenvolvimento, mobile, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, segurança, aplicativos híbridos e corporativos de 44 zonas de disponibilidade (AZ) em 16 regiões dos EUA, Austrália, Brasil, Canadá, China, Alemanha, Índia, Irlanda, Japão, Coreia, Cingapura e Reino Unido. Os serviços da AWS contam com a confiança de milhões de clientes ativos em todo o mundo – incluindo as startups que mais crescem no mercado, as maiores corporações e importantes órgãos governamentais – que contam com suas soluções para viabilizar suas estruturas, agilizá-las e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse http://aws.amazon.com.

A Amazon orienta-se por quatro princípios: obsessão pelo consumidor ao invés de foco na concorrência, paixão por invenções, compromisso com excelência operacional e visão de longo prazo. Avaliações de consumidores, compra com 1-Clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon, Amazon Web Services (AWS), Kindle Direct Publishing, Kindle, Fire tablets, Fire TV, Amazon Echo e Alexa são alguns dos produtos e serviços pioneiros da Amazon.