Epic Games migra totalmente para a Amazon Web Services

O estúdio criador de Fortnite, jogo multiplayer battle royale que se tornou um fenômeno global, confia na AWS por sua infra-estrutura expansiva, confiabilidade inigualável e escala global

A Amazon Web Services, Inc. (AWS), uma empresa da Amazon.com (NASDAQ: AMZN), anunciou que a Epic Games, criadora do jogo multiplataforma de grande sucesso Fortnite, continua a investir na AWS como sua escolha de infraestrutura para criar novos jogos e melhorar as experiências para seus mais de cem milhões de jogadores on-line globalmente, migrando totalmente para a provedora de nuvem líder no mundo. Desde sua criação, Fortnite tem sido impulsionado pela AWS, aproveitando o desempenho incomparável e a escalabilidade oferecidos pela empresa para dar suporte a milhões de jogadores simultâneos todos os dias. A desenvolvedora líder administra seus servidores de jogos, sistemas de plataformas de back-end, bancos de dados e sites na AWS e aproveitará a amplitude e a profundidade dos serviços incluindo analytics, aprendizado de máquina e contêineres, para melhorar continuamente o gameplay.

A infraestrutura tolerante a falhas e altamente eficiente da AWS permite que a Epic Games ofereça suporte confiável a mais de 125 milhões de jogadores em todo o mundo que jogam Fortnite para ganhar um Victory Royale. Ao usar a AWS, a Epic Games pode escalar para atender às demandas desses jogadores e expandir seus serviços globalmente com mínimo esforço. Por exemplo, a Epic Games recentemente promoveu uma ação na AWS na qual convidou todos os jogadores de Fortnite a entrar no jogo e assistir a um evento global único que durou apenas alguns minutos. Ele gerou uma onda de jogadores sem precedentes para a Epic Games, e a capacidade que a AWS forneceu permitiu que a empresa executasse o evento sem nenhum problema sério, garantindo que os servidores estivessem disponíveis para todos que quisessem participar. Além disso, a Epic Games está usando serviços de analytics da AWS, como Amazon Kinesis Streams e Amazon Elastic MapReduce (Amazon EMR) para obter e analisar os bilhões de eventos gerados pelo jogo e interações em mídias sociais, para que a empresa possa avaliar decisões de design, identificar o sentimentos dos jogadores e ajustar elementos-chave do jogo. A Epic Games também poderá simplificar o gerenciamento de sua infraestrutura durante os horários de pico usando o Amazon Elastic Container Services for Kubernetes (Amazon EKS), além de buscar aproveitar o Amazon ML Solutions Lab para incorporar aprendizado de máquina a seus jogos.

“Estamos desenvolvendo nossos serviços na AWS desde 2012. A AWS possui o portfólio mais amplo e profundo de serviços, o que nos permite manter o foco em impulsionar a inovação em nossos produtos em vez da infraestrutura básica necessária para colocar um serviço em funcionamento ou mantê-lo. A escalabilidade inigualável da AWS tem sido fundamental para manter o ritmo do aumento meteórico do número de jogadores”, disse Chris Dyl, diretor de plataforma da Epic Games. “Decidimos migrar totalmente para a AWS porque ela nos permite oferecer uma experiência de jogo de qualidade para milhões de jogadores ao redor do mundo, simultaneamente. Estamos empolgados em trabalhar com a AWS para expandir nosso uso de analytics, aprendizado de máquina e aplicações conteinerizadas usando Kubernetes para tornar nossa grande infraestrutura ainda mais fácil de manter.”

"A ascensão meteórica de Fortnite é um exemplo fundamental de como abraçar a nuvem e utilizá-la totalmente pode impactar significativamente a trajetória de seus negócios", disse Mike Clayville, vice-presidente de vendas comerciais mundiais da AWS.“ Ao longo da fenomenal trajetória de crescimento de Fortnite, a Epic Games contou com a AWS para fornecer aos jogadores a melhor experiência de jogo do mundo e acelerar a inovação com novos itens, recursos e modos de jogo regularmente. Juntos, esperamos impulsionar novas experiências para eles, aproveitando os serviços de analytics e aprendizado de máquina da AWS.”

Há 12 anos, a Amazon Web Services é a plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS oferece mais de 100 serviços completos para computação, armazenamento, banco de dados, networking, analytics, machine learning e inteligência artificial (AI),  Internet das Coisas (IoT), mobile, segurança, hibridização, realidade virtual e realidade aumentada (VR e AR), mídia, e desenvolvimento de aplicações, deployment e gerenciamento de 54 zonas de disponibilidade (AZ) em 18 regiões geográficas e uma Região Local em todo o mundo, abrangendo EUA, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Japão, Coreia, Cingapura e Reino Unido.  Os serviços da AWS contam com a confiança de milhões de clientes ativos em todo o mundo – incluindo as startups que mais crescem no mercado, as maiores corporações e importantes órgãos governamentais – para viabilizar suas infraestruturas, agilizá-las e reduzir custos. Para saber mais sobre a AWS, acesse http://aws.amazon.com.

A Amazon orienta-se por quatro princípios: obsessão pelo consumidor ao invés de foco na concorrência, paixão por invenções, compromisso com excelência operacional e visão de longo prazo. Avaliações de consumidores, compra com 1-Clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon, Amazon Web Services (AWS), Kindle Direct Publishing, Kindle, Fire tablets, Fire TV, Amazon Echo e Alexa são alguns dos produtos e serviços pioneiros da Amazon. Para mais informações, visite www.amazon.com/about e siga @AmazonNews.

Sobre a Epic Games
Fundada em 1991, a Epic Games é a criadora dos jogos Fortnite, Unreal, Gears of War, Shadow Complex e Infinity Blade. A tecnologia Unreal Engine da Epic traz experiências interativas de alta fidelidade para PC, console, celular, realidade aumentada, realidade virtual e Web. A Unreal Engine está disponível gratuitamente em unrealengine.com. Para as últimas notícias do estúdio, confira @EpicGames.

Thomas Tjabbes SMARTPR - contatos para imprensa
Giovana Penatti