Hospital Sírio-Libanês realiza transformação digital em nuvem da Amazon Web Services

Iniciativa visa desenvolver alternativas para ampliar o acesso à saúde no Brasil, a partir do uso de tecnologia e serviços de cloud computing e conhecimento técnico em assistência médica

O Hospital Sírio-Libanês acaba de firmar uma cooperação estratégica com a Amazon Web Services (AWS), na qual usa a plataforma de cloud computing da empresa para apoiar seus projetos de inovação e desenvolvimento na área da saúde. A ação vai ao encontro com o desejo do hospital em expandir o acesso da população à saúde de qualidade, desenvolvendo ferramentas que integrem as expertises do Sírio-Libanês com a tecnologia Amazon Web Services. “Estamos dando os primeiros passos em prol de um movimento que visa impactar o setor da saúde de forma integral, criando novas alternativas de acesso à saúde”, explica Rogério Caiuby, diretor de estratégia do Hospital Sírio-Libanês.

O programa de transformação digital da entidade assistencial contempla o uso das ferramentas de serviço em nuvem da AWS para apoiar, inicialmente, projetos específicos da instituição, como a plataforma de Inteligência Artificial a partir de Big Data. A capacidade superior de processamento de dados da plataforma permite avaliar informações com maior rapidez e precisão, extraindo dados relevantes para a promoção da saúde e prevenção de doenças, bem como para a adoção de novos processos no atendimento médico-hospitalar.

Essa aplicação, que já foi colocada em prática com a análise de dados dos tratamentos realizados na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital, permitiu criar processos para priorizar internações de casos mais graves na primeira hora do paciente na Unidade, a partir de novas métricas extraídas da inteligência coletiva do atendimento. Com o potencial de processamento de dados oferecidos agora pela AWS, a entidade poderá extrair mais informações que ajudem a oferecer novos processos de assistência.

Os sistemas de gestão em nuvem serão usados também para potencializar os projetos de telemedicina do Sírio-Libanês, umas das principais ferramentas para expandir cada vez mais o acesso à saúde de qualidade. Esse formato possibilita que o Hospital dissemine sua experiência com instituições públicas e privadas.

O Sírio-Libanês e a Amazon Web Services iniciaram o trabalho de colaboração há alguns anos com o projeto de bioinformática, no qual os genomas de tumores são analisados a partir de bancos de dados mundiais, como o The Cancer Genome Atlas (TCGA) e o 1000 Genomes. A informação oriunda dessa análise é trabalhada dentro do Sírio-Libanês, abrindo diversas teses de projetos de estudo. Um dos frutos dessa colaboração será lançado ainda este ano.  Após mais de 4,5 mil genomas de tumores estudados, o Hospital está pronto para lançar uma nova ferramenta de medicina de precisão. “A partir da análise do genoma do tumor do próprio paciente, que será feito dentro do Sírio com a colaboração do serviço de cloud computing da AWS, poderemos oferecer uma medicina individualizada e específica para cada paciente, otimizando os prognósticos”, explica Pedro Galante, pesquisador responsável pelo projeto de bioinformática da organização.

Sobre o Sírio-Libanês

A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês (SBSHSL) é uma instituição filantrópica brasileira, fundada em 1921, que desenvolve ações integradas de assistência social, de saúde, de ensino e de pesquisa. Referência internacional, o Hospital Sírio-Libanês une a excelência médica e tecnológica com o tratamento humanizado, beneficiando milhares de pacientes que buscam diagnóstico e tratamento em mais de 60 especialidades. O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa tem como missão gerar e difundir conhecimentos e capacitar profissionais de todo o Brasil. Além disso, atua no sentido de ampliar e incorporar novas tecnologias, contribuindo para a assistência à saúde. Na área de Responsabilidade Social, a SBSHSL também atua como parceira do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), nas áreas de ensino, pesquisa e assistência em saúde. Também possui contratos com as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde de São Paulo, para a gestão de unidades públicas de saúde.