Nimbi inova no setor de logística com solução baseada na Amazon Web Services

Com tecnologia operada 100% em nuvem, todos os sistemas e implementação de novas funcionalidades contam com suporte da plataforma da AWS

A área de supply chain é uma das mais importantes para as indústrias, e otimizar as operações é indispensável para agilizar a distribuição de produtos e economizar recursos. Sabendo disso, a Nimbi aposta em tecnologia para inovar a gestão de compras, criando soluções para personalizar e agilizar toda a cadeia de suprimentos para diferentes setores.

Baseada em serviços na nuvem, como Netflix e Spotify, a Nimbi foi fundada em 2015 e trabalha com um pacote de serviços por assinatura, sem custo de implementação e sem taxa por transação. A solução é modular e se adequa a empresas de todos os portes e segmentos. É dessa maneira que a Nimbi consegue atender companhias de diversos setores, que otimizam a gestão de todo fluxo de compras corporativas. Já foram mais de R$ 80 bilhões transacionados na plataforma nos últimos três anos.

Para dar suporte a esse modelo, a Nimbi opera 100% da sua tecnologia em nuvem, com todos os sistemas e a implementação de novas funcionalidades com o suporte da plataforma da Amazon Web Services. A principal vantagem da transformação digital foi a escalabilidade elástica, horizontal e vertical, que dimensiona a necessidade de acordo com os picos de demanda e traz economia nos gastos.

Os investimentos em cloud também trouxeram a oportunidade de expandir globalmente, disponibilizando os mesmos serviços e rede de fornecedores, que atualmente são mais de 120 mil, o que torna os processos muito mais ágeis. Em três anos, a Nimbi inaugurou representações comerciais na Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e México.

"Conseguimos eliminar a necessidade de investimentos elevados em infraestrutura de TI própria e oferecemos aos nossos clientes uma solução totalmente escalável, que por ser modular, pode se adaptar de acordo com as demandas e ser utilizada em qualquer lugar do mundo", afirma Rui David, CTO da Nimbi.

A nuvem também permite que novos serviços sejam adicionados com muita rapidez, fazendo com que o feedback dos clientes seja transformado em soluções para atender novas demandas. "Implementamos novos serviços a cada três semanas, desenvolvidos com base nos feedbacks trazidos dos clientes", completa David.

Um dos clientes beneficiados pela tecnologia da Nimbi é a HTB, empresa do ramo de engenharia e construção, que adotou o sistema da Nimbi em sua cadeia de suprimento para lidar com os fornecedores. A companhia contou com a adoção dos módulos Certifica, Negocia e Compra. As soluções otimizam o processo de contratação desde a homologação de fornecedores e a criação de requisição até a geração do pedido e do contrato. Por se tratar de uma rede de relacionamento, os fornecedores interagem diretamente na plataforma.

Por ser um sistema 100% cloud, pode ser acessado de qualquer lugar, de qualquer equipamento (computador, tablet ou smartphone), permitindo assim que os clientes gerenciem em tempo real os processos de homologações ou compras, tudo isso proporciona uma dinâmica, otimização, segurança e rastreabilidade do início ao fim. Como resultado disso, otimiza-se a análise de resultados em curto espaço de tempo, a tomada de ação imediata.

"Vivemos um momento de muitas transformações tecnológicas e processuais, a otimização chegou até aos mercados mais tradicionais, como o de construção civil. Com a Nimbi e a AWS, conseguimos trazer inovação para os processos e participar dessa revolução tecnológica que a nuvem traz", diz Shirlei Ribeiro D’Amico, Coordenadora de Suprimentos da HTB.

Desenvolvimento dentro de casa

A principal mudança que a nuvem trouxe para a Nimbi foi a substituição de ferramentas de pelas desenvolvidas in-house. Todo o desenvolvimento é feito com a tecnologia OutSystems, que permitiu acelerar até nove vezes a entrega de aplicações completas, obedecendo as complexidades do processo.

A adoção da OutSystems resultou em alterações no modelo de negócios da Nimbi e aprimorou a experiência para seus clientes. Com assinaturas mensais, que têm valores definidos e diferentes opções de planos, eles conseguem uma economia significativa pelos serviços em relação ao modelo anterior.

Para os times de vendas, a agilidade da operação também foi otimizada. O novo sistema permite fazer uma simulação com produtos pré-formatados que são ideais para 95% dos processos do dia a dia das empresas. Dessa forma, também é possível apresentar, na mesma hora, orçamentos e prazos para os projetos.

"A tecnologia da OutSystems nos permite a entrega de soluções de fácil e ágil, mas não adiantaria ter essas vantagens se tivéssemos que despender tempo em gestão de servidores e infra-estruturas dedicadas para cada um dos nossos clientes”, explica David. "A opção pela AWS foi muito pela segurança e facilidade que passamos a ter na gestão dos nossos servidores. O poder de escalar a infra-estrutura de acordo com as demandas e picos dos nossos clientes, sendo totalmente transparente para eles e de fácil gestão para nós, é excelente”.

Giovana Penatti