Organização dos Estados Americanos e Amazon Web Services se unem com plano de ação para aumentar a cibersegurança

Documento aborda novas estratégias para combater as ameaças cibernéticas para cidadãos, empresas e governos em todo o continente americano

A Secretaria-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Amazon Web Services (AWS) publicaram seu primeiro relatório colaborativo, convocando ações para proteger os cidadãos, o setor privado e os governos. Este documento é o primeiro de uma série de alianças e outras iniciativas a serem desenvolvidas este ano. Ambas as organizações buscam aumentar o nível de conscientização dos líderes governamentais, do setor privado e da sociedade em geral sobre a importância da cibersegurança.

Com o título "Uma convocação para proteger os cidadãos, o setor privado e o governo", o documento incorpora 56 ações concretas que abrangem áreas como cidadania e setor privado, operadores de infraestrutura crítica, governo e administrações públicas, ciberdefesa e luta contra o cibercrime, entre outras. Também incorpora recomendações destinadas a impulsionar o empreendedorismo e a gerar talentos, não só como elementos estratégicos para a cibersegurança em cada país, mas também como oportunidades de crescimento e de desenvolvimento.

O relatório também incorpora uma metodologia em sete fases para a definição de estratégias nacionais de cibersegurança, hoje considerada como um elemento fundamental da estabilidade social e econômica de qualquer nação, o que também contribui para a geração de confiança e para facilitar o crescimento econômico e industrial. Do mesmo modo, o documento aponta a importância de focar a cibersegurança na cooperação multilateral e transversal diante de uma ameaça global que não tem fronteiras.

O secretário-geral da OEA, Luis Almagro, assegurou que "a cibersegurança está hoje, corretamente, entre as prioridades da agenda de todos os líderes da região. É essencial começar a gerar propostas e conteúdos que facilitem a tomada de decisões em relação à cibersegurança. O documento apresentado pretende contribuir substancialmente com essa geração de conteúdos úteis para os países das Américas e esperamos que seja a primeira de uma colaboração longa e produtiva entre a OEA e a Amazon Web Services."

De acordo com Jeffrey Kratz, Gerente Geral de Setor Público para a América Latina e o Canadá da AWS, "a colaboração entre a OEA e a AWS reforça uma mensagem importante que queremos compartilhar na América Latina, não só quanto à segurança dos cidadãos e clientes, mas também sobre como os serviços da nuvem podem contribuir para o desenvolvimento e para o bem-estar de todas as nações."

A publicação tem as contribuições de Miguel Rego, que até 2016 foi Diretor Geral do Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha (INCIBE). Nos próximos meses, a OEA e a AWS lançarão uma publicação que busca fornecer maior compreensão do "Risco Cibernético", bem como outros documentos focados no aumento do nível de conscientização entre líderes públicos e empresariais em toda a região.

Versão em inglês para download: http://www.oas.org/es/sms/cicte/awswhitepaper.pdf

Versão em espanhol para download: http://www.oas.org/en/sms/cicte/awswhitepaper.pdf

Para solicitar uma versão em português, os contatos seguem abaixo.

Thomas Tjabbes Contatos para imprensa, SMARTPR